Acupuntura

A Medicina Tradicional Chinesa é um conjunto de práticas de saúde desenvolvidas na China, durante milénios, apoiadas na experiência clínica. Baseia-se essencialmente na noção de equilíbrio. A doença é sempre um estado de desequilíbrio.

​A Acupuntura, parte integrante da Medicina Tradicional Chinesa, é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde e como Património Cultural Intangível da Humanidade pela Unesco.

Como trabalho:

Em cada tratamento, após diagnóstico, seleciono as técnicas a utilizar e defino o protocolo a utilizar. Fundamento-me na Medicina Tradicional Chinesa, Acupuntura Japonesa e na metodologia do Mestre Tung.

A Acupuntura Japonesa, menos conhecida no ocidente, distingue-se por uma abordagem menos agressiva e igualmente eficaz. Também as agulhas são significativamente mais finas (indolores). Para além disso são normalmente utilizadas menos agulhas. 

Os métodos do Mestre Tung  tornaram-se famosos por usarem apenas algumas agulhas com excelentes resultados. O sistema de pontos e a forma como é utilizado difere muito da Medicina Chinesa clássica. Os efeitos são imediatos e duradouros.

Os tratamentos são complementados com massagem de modo a produzir um efeito tanto relaxante como revitalizante.

É frequente recorrer também à moxabustão que consiste na queima localizada de artemísia. Entre outras técnicas, uso frequentemente Tui Na (massagem terapêutica), ventosaterapia, electro-acupuntura e auriculoterapia.