Teoria básica

20-06-2018

Os grandes médicos chineses inspiraram-se em várias correntes de pensamento ao longo do tempo para elaborar os fundamentos teóricos da medicina tradicional chinesa.

Esta considera que a boa saúde resulta de um estado de harmonia entre o Homem e o Universo.

Os sábios chineses transpuseram o conceito de energia do Universo, o macrocosmo, para a energia do ser Humano, o microcosmo.

Há uma analogia simbólica e funcional entre o Homem e o Universo.

O ser Humano é uma entidade global, indivisível, que vive em osmose com o macrocosmo do Universo ao qual se deverá adaptar permanentemente para manter a boa saúde.

De acordo com o Dao De Jing, o pilar do Taoismo, o Dao gera a "Grande Unidade", chamada Tai Ji (representado pelo símbolo acima). O "Um" gera o "Dois", representado pelo yin e o Yang. O "Dois" gera os "Três", o Céu, a Terra e o Homem, chamados as Três Forças (San Cai).

Cada uma das Três Forças tem um papel na criação do Universo. O Céu gera a Terra, a Terra nutre o Homem e o Homem cria a descendência dos seres vivos chamados os "Dez Mil Seres".

O Homem nasceu entre o Céu e a Terra. Existe assim uma forte unidade entre o Homem e o Universo.

Assim, o equilíbrio da saúde do Homem depende da sua adaptação às mudanças do Universo para continuar em harmonia com ele.